Manual de gêneros para mangás e animes!

Todos os dias novos fãs de animes e mangás aparecem, seja por indicação de um amigo ou por que acabou encontrando na internet. Os mangás são passagens para outros mundos ou um tédio para aqueles que possuem preguiça de ler (e se contentam apenas em assistir uns animes dublados).

Mas para as pessoas que estão começando agora e não querem se desagradar com um gênero em especial que não gosta e não se desencantar com este mundo tão incrível de arte literária, eis aqui um tipo de manual para que você leitor possa se organizar e dizer oque você prefere e oque menos lhe chama atenção.

Tenho uma amiga que curte muito o mundo dos animes, mas sempre que ela tenta ver um, ela desiste e acaba se decepcionando por não ter encontrado oque ela queria, então vou aproveitar e citar alguns nomes de animes e mangás que podem ser uma boa pedida para quem se interessar. Vamos nessa!
Para começar... Demografias:

  • Kodomo - Uma demografia usada para agrupar obras "leves", seu público alvo são as crianças.( ex: Dinossauro ReiHamtaroMeu Amigo Totoro);
  • Shounen -  Agrupa obras com bastante ação na maior parte do tempo, seu público alvo são os garotos (-18) (ex: Dragon Ball, NarutoSaint Seiya);
  • Shoujo - É o oposto do Shounen, seu público alvo são as garotas, e as obras retratam bastante romance e histórias "fofas". (-18) (ex: Cardcaptor SakuraVampire Knight e  Kaichou wa Maid-sama!);
  • Seinen - É uma demografia usada para denominar obras mais pesadas, polêmicas, violentas e sexuais. Normalmente seu público alvo são os Homens (+18). (ex: Berserk, AkiraBattle Royale);
  • Josei - É usado para agrupar obras mais maduras e que por vezes pode ser romântica. Seu público alvo são mulheres (+18). (ex: Nodame Cantabile,  Paradise Kiss e  NANA).


E agora os gêneros:
(alguns dos mais famosos)

Ação - Como o nome já diz é um gênero com bastantes lutas, batalhas, guerras, confrontos e momentos épicos. 

Mistério - Obras que fazem os espectadores desconfiarem, procurarem e desvendarem mistérios com o protagonista ou até mesmo sem ele.

Aventura - Um gênero cheio de emoção com: viagens, situações antes nunca vistas, experiências novas e muito mais.

Magia - Podem ser garotas ou garotos com super poderes, mundos mágicos ou até mesmo um objeto encantado que te faça mudar o visual!, qualquer magia se enquadra.

Fantasia - Com histórias de levar para o mundo da lua, suas obras sempre envolvem uma situação mágica, está ligado ao gênero acima deste.

Comédia - Obras cheias de humor, as vezes sem noção, as vezes sem sentido. E muitas vezes divertidas e sensacionais. 

Drama - Histórias mais sensíveis, tristes ou emotivas. Ligados a situações de vida ou até mesmo a momentos de difíceis decisões.

Ecchi - Histórias altamente ligadas aos garotos na puberdade, e por sua vontade de ver calcinhas, bundas e peitões. Mas nem todos do gênero possuem tanto exagero...

Harem - Gênero onde existem muitas garotas lindas e sensuais e um único ser do sexo masculino... E todas o desejam...

Horror - Com uma temática mais pesada e assustadora, terrível e medonha. O gênero é um grande mar de desespero e reflexão, ligado ao "gore" e ao "psicológico".

Romance - Gênero muito emotivo, e as vezes "Kawaii" é cheio de amor, paixão, dramas, triangulos amorosos e outros...

Yuri - Obras que retratam o amor entre duas mulheres, amor homossexual feminino.

Yaoi - Nesse caso é ao contrário, são dois homens se amando, amor homossexual masculino.


Espero que tenham gostado e que tenha sido esclarecedor!
~TS

Comentários

Popular Posts