O Homem da Terra - Abrindo brecha para uma boa discussão

O Homem da Terra - Man From Earth (2007)


Trazemos hoje um filme bastante diferente, que se passa praticamente em apenas um cenário que é a sala da casa do protagonista. Sem ação, ou explosões, violência ou catástrofes, sem nada muito extravagante o filme consegue prender o espectador de uma forma única, contando apenas com o desafio mental que a história nos passa.

Conta a história de um homem chamado John que está se mudando, então seus amigos foram se despedir dele, casualmente, John revela aos seus amigos ser um homem que viveu 14000 anos, no caso, ele é um homem das cavernas (que não morre e nem envelhece), acontece que seus amigos são todos doutores em diversas áreas, um arqueólogo, um psicologo, um antropologista e uma literata cristã, isso gera uma discussão interessante que nos faz pensar sobre diversos assuntos, religião, história, existência...
Os diálogos são extremamente ricos e abordados de maneira boa de entender para a compreensão. Ao longo de toda aquela argumentação, você fica imaginando no que tudo vai dar e não deixa de se questionar sobre a veracidade do que John fala. Oque mais marca nesse filme é exatamente isso, o fato de não podermos provar a verdade(histórica) deixando a incerteza no ar.


O desfecho do filme é impactante (e claro que eu não vou contar aqui). Talvez alguns se ofendam com o conteúdo do filme por ir em confronto a conceitos e religiões, mas a reflexão que ele nos proporciona é boa para alargar nossos conhecimentos.

 Eu recomendo esse filme para todos aqueles que queiram um desafio intelectual ou para aqueles que procurem material didático.

~JP e TS

Comentários

Popular Posts